Wandinha: onde assistir as séries e filmes da Família Adams

Wandinha teve uma estreia de sucesso na Netflix, onde superou até o recorde de Stranger Things em audiência. A série conquistou o coração dos fãs e gerou curiosidade sobre a Família Addams. Grande parte das produções dos parentes mais incríveis da cultura pop estão disponíveis para assistir online, em plataformas de streaming como Amazon Prime Video, Netflix, Paramount+, Looke, entre outras.

Criada pelo cartunista americano Charles Addams (1912 – 1988), o que começou como pequenas tirinhas em jornais tornou-se uma franquia consagrada adaptada para TV, cinema, animação, videogames, entre outras mídias. Você pode conferir nos tópicos a seguir onde maratonar as principais obras já lançadas, acompanhadas de informações sobre elenco, sinopse e repercussão entre público e crítica.

🎬 Quiz Wandinha: você sabe tudo sobre a série? teste e descubra

🇧🇷 Skinamarink: onde assistir ou baixar o filme🇧🇷 Tire suas dúvidas no Fórum do Armário para Vestiário Blog

Wandinha (2022)

A nova série tem um enredo original ao focar na personagem Wandinha. Retratada como uma criança em versões anteriores, na série original da Netflix a protagonista é uma adolescente, interpretada por Jenna Ortega (Você). Na trama, a jovem é matriculada pelos pais na Escola Nunca Mais, onde terá que conviver com outros alunos com características sombrias como ela. Porém, Wandinha desconfia que haja um segredo mortal dentro da instituição.

Idealizado por Alfred Gough e Miles Millar (ambos envolvidos em Smallville – As Aventuras do Super Boy), o título foi dirigido pelo cineasta Tim Burton (A Noiva Cadáver) em quatro episódios e na produção executiva. A série caiu rapidamente nas graças do público, que lhe deu nota 8,5 no IMDb, com base em 86.000 avaliações. Entre os críticos, Wandinha tem metapontuação de 66 no Metacritic, com 7,1 entre os usuários, além de 71% de aprovação no Rotten Tomatoes – entre o público, o índice foi de 88%.

A Família Addams (1964-1966)

Depois de décadas de publicações em desenhos animados, os personagens de Charles Addams saíram do papel dos jornais e foram parar nos estúdios de televisão. primeiro trabalho ao vivo da franquia, a série foi pioneira na criação da música tema (composta por Vic Mizzy) e na nomeação dos personagens como os conhecemos hoje: Gomez (John Astin), Mortícia (Carolyn Jones), Tio Chico ( Jackie Coogan), Wandinha (Lisa Loring), Feio (Ken Weatherwax), mordomo Stumble (Ted Cassidy) e Vovó Addams (Blossom Rock).

A série teve duas temporadas, já disponíveis no Looke, com 64 episódios ao todo. Gravado totalmente em preto e branco, a produção rendeu até um filme colorido especial lançado em outubro de 1977 chamado Halloween com a Nova Família Addams. Mesmo extremamente antigo para o público atual, A Família Addams foi redescoberto para uma nova geração de fãs, o que garantiu nota 8 no IMDb.

A Família Addams (1991)

depois da série ao vivo e animações para TV, a franquia ganhou uma versão cinematográfica. Lançado em novembro de 1991, A Família Addams trouxe um novo elenco para revitalizar a obra. Raul Júlia (O Beijo da Mulher Aranha), Anjelica Huston (John Wick 3), Christopher Lloyd (De Volta para o Futuro) e Christina Ricci (A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça) estão entre os destaques. Na trama, Gomez (Júlia) busca encontrar seu irmão Fester (Lloyd), o que desperta a ganância de bandidos que querem se aproveitar da reconciliação.

A bilheteria do filme e o sucesso na mídia doméstica garantiram uma sequência, assim como inúmeras exibições na televisão brasileira. Disponível na Paramount+, Claro TV+ e Oi Flat, o longa do diretor Barry Sonnenfeld (trilogia MIB) é um dos títulos mais lembrados da franquia. Não é à toa que cerca de 160.000 espectadores garantiram uma classificação de 6,9 ​​na plataforma IMDb. Entre os críticos, o metascore do Metacritic é de 57 (enquanto o público garantiu uma média de 7,3); no Rotten Tomatoes, a aprovação é de 67% da imprensa e 66% do público.

A Família Addams 2 (1993)

Dois anos após o lançamento do primeiro filme, veio a sequência, novamente dirigida por Barry Sonnenfeld e com o mesmo elenco da produção anterior – com exceção de Judith Malina, substituída por Carol Kane no papel da vovó Addams. Na trama, Wandinha (Ricci) e Feioso (Jimmy Workman) não aceitam o nascimento de um terceiro irmão. Para resolver a disputa, Gomez (Julia) e Morticia (Huston) contratam uma babá para cuidar do bebê, mas a chegada dela traz novos problemas.

A sequência também está disponível no Paramount+, Claro TV+ e Oi Flat. O filme chegou a concorrer ao Oscar de Melhor Direção de Arte em 1994, mas perdeu para A Lista de Schindler (1993). Com base nas análises da época, The Addams Family 2 tem uma metascore de 61 no Metacritic, com uma classificação de 7,3 entre os usuários e um índice de aprovação de 74% no Rotten Tomatoes (63% entre o público). No IMDb, a votação do público garantiu 6,8 no site.

A Família Addams (2019)

O primeiro filme de animação da Família Addams também é um renascimento do estilo cartoon de Charles Addams, criador da franquia. O filme é estrelado por Oscar Isaac (Dune), Charlize Theron (Mad Max: Fury Road), Chloë Grace Moretz (Peripherals), Finn Wolfhard (Stranger Things), Bette Midler (Abracadabra) e Snoop Dogg (Double Journey). ). Na trama, os Addams têm que lidar com a visita de parentes ainda mais assustadores, além da intromissão de vizinhos moralistas.

Disponível no Amazon Prime Video, a produção é muito mais voltada para o público infantil do que as anteriores. O longa teve ótima receita de bilheteria em relação ao modesto orçamento, mas entre os críticos a receptividade foi mediana. No Metacritic, o filme tem metapontuação de 49 (5,2 entre os usuários); já no Rotten Tomatoes, o tomatômetro foi de 45%, com 69% de audiência. No IMDb, a votação do público garantiu à animação nota 5,8.

A Família Addams 2: Caia na Estrada (2021)

A sequência de Família Addams 2: Pegando a Estrada, assim como o primeiro filme ao vivo, não demorou mais de dois anos para ser lançado. O sucesso de bilheteria da primeira animação rendeu outra história com o mesmo elenco – com exceção de Finn Wolfhard, substituído por Javon Walton (Euphoria) no papel de Feio. A trama acompanha a viagem de férias do grupo para descansar e unir a família. Porém, a tranquilidade é arruinada quando um cientista afirma ser o verdadeiro pai de Wandinha.

Além das vozes do primeiro filme, os comediantes Wallace Shawn (Young Sheldon) e Bill Hader (It: A Coisa 2) foram convocados para novos papéis na trama. Também disponível no Amazon Prime Video, A Família Addams 2 não foi bem recebido pela crítica, o que é demonstrado pelas notas negativas no Metacritic (37) e no Rotten Tomatoes (28%). Entre o público, as avaliações foram medianas, com nota 5,4 no IMDb, 3,6 entre os usuários no Metacritic, e aprovação de 69% da audiência no Rotten Tomatoes.

Com informações do IMDb (1🇧🇷 dois🇧🇷 3🇧🇷 4🇧🇷 5🇧🇷 6), Metacrítico (1🇧🇷 dois🇧🇷 3🇧🇷 4🇧🇷 5) e Rotten Tomatoes (1🇧🇷 dois🇧🇷 3🇧🇷 4🇧🇷 5🇧🇷