O WhatsApp está liberando o tão esperado recurso Comunidades em vários países do mundo nesta quinta-feira (3). O recurso cria um “guarda-chuva” de grupos, com vários subgrupos de temas semelhantes dentro de um único canal. No entanto, a novidade, que foi anunciada em abril deste ano, chega ao Brasil apenas em 2023 devido a uma decisão tomada em conjunto com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com a nova ferramenta, será possível, por exemplo, criar um espaço para reunir diversos grupos de trabalho diferentes – como áreas diferentes de uma mesma empresa, por exemplo – em um único canal.
- O que se sabe até agora sobre o recurso Comunidades no WhatsApp
- Como remover ‘online’ do WhatsApp: confira tudo sobre a função
O anúncio do lançamento foi feito por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, em vídeo publicado no Facebook nesta quinta-feira (3). Nas próximas linhas, saiba mais sobre a função Comunidades no WhatsApp.
O que são comunidades e para que servem?
O novo recurso anunciado pelo WhatsApp é um espaço que permite criar um canal para unificar grupos semelhantes. Assim, será possível criar um canal principal para uma escola, por exemplo, e depois criar subgrupos para cada turma ali existente. A novidade, que é lançada hoje em vários lugares do mundo, também aumenta o número máximo de participantes por grupo para 1.024 (o limite, hoje, é 512).
De acordo com o site WABetaInfo, conhecido por divulgar as novidades do aplicativo, é possível enviar a mesma mensagem para todos os grupos semelhantes do canal, ou individualmente para cada um. Para participar de cada subgrupo, um administrador deve aceitar sua solicitação e/ou adicionar você. A atualização que traz a nova função também estende as chamadas de voz para até 32 pessoas ao mesmo tempo.
Quando você vai chegar no Brasil?
Embora o lançamento seja feito mundialmente hoje (3), no Brasil, as Comunidades do WhatsApp só chegarão em 2023. A decisão do adiamento foi tomada em comum acordo entre o TSE, o Ministério Público Federal e o Meta, e se deu por conta das Eleições Gerais, que ocorreu em outubro deste ano. Isso porque, como o WhatsApp é um dos principais meios de comunicação do Brasil, o MPF entendeu que o novo recurso poderia aumentar a disseminação de notícias falsas no mensageiro, permitindo que fossem transmitidas em maior escala.
Ainda não há previsão exata de quando a novidade chegará ao aplicativo no Brasil. No entanto, de acordo com informações divulgadas pela Meta, a ideia é que seja lançado em algum momento de 2023.
WhatsApp: veja as mudanças feitas no app ao longo dos anos
Como sei quando o recurso chega no meu celular?
Assim como a maioria dos lançamentos de apps, a maior dica para saber se o recurso já está disponível para você é manter o app sempre atualizado com a versão mais atual do seu iPhone (iOS) ou Android (veja como aqui). O lançamento mundial também deve chegar aos poucos para o usuário, e é possível que esse padrão se repita quando for lançado no Brasil – assim como outras funções, como a retirada do status “online”.
com informações de WABetaInfo
Veja também: Como remover whatsapp online