Moda Verde: Plástico Reciclado Revoluciona Sustentabilidade!

Moda Verde: Plástico Reciclado Revoluciona Sustentabilidade!






Moda Sustentável com Plástico Reciclado, Reciclagem com Arte e Braskem Importa Plástico para Ajudar RS


Moda Sustentável com Plástico Reciclado, Reciclagem com Arte e Braskem Importa Plástico para Ajudar RS

Na imagem aparece o tênis feito com plástico recolhido. Tênis azul, solado branco e sem cadarço

A empresa brasileira Denovo elaborou uma coleção de tênis feitos a partir dos plásticos retirados dos oceanos. Diante da destinação incorreta, a marca viu a possibilidade de unir moda e sustentabilidade.

A ideia, segundo a influenciadora Laura Marise, do Nunca Vi 1 Cientista, estimula pessoas e marcas a se engajarem nas práticas sustentáveis. Isso porque, como destaca Marise, dar um novo destino aos resíduos destinados a locais incorretos faz deles uma inovação.

Sendo assim, a proposta da Denovo está em mostrar que os resíduos plásticos também devem ser incluídos no vestuário. Embora a coleção seja nova, a Denovo já usava plástico reciclado para confeccionar a parte superior dos tênis.

Quando se fala de quantidade, a empresa revela que cada parte de tênis equivale a 4 garrafas PET desviadas de destinos incorretos.

Outras empresas também já criaram calçados usando materiais recicláveis e reciclados, porém em menor escala. A Denovo, por sua vez, conta com a matéria-prima totalmente reciclada, inclusive dos solados.

Moda Sustentável: Um Passo à Frente

Quem diria que um tênis pudesse salvar o planeta? Pois é, a moda sustentável está aí para provar que estilo e consciência ambiental podem, e devem, andar de mãos dadas. A Denovo, por exemplo, viu nos oceanos não só um depósito de lixo, mas uma mina de ouro para a inovação.

A ideia é simples: transformar resíduos plásticos em artigos de moda. Cada tênis da nova coleção representa menos poluição nos mares e mais consciência ambiental a cada passo. São 4 garrafas PET que retomam utilidade e evitam danos ambientais.

O Impacto Positivo no Meio Ambiente

Imagina só quantas toneladas de plástico estão perdidas nos oceanos. Agora, imagine se essas toneladas fossem transformadas em produtos úteis e estilosos. É exatamente o que a Denovo propõe. As ações da empresa exemplificam o potencial da economia circular.

Além de reduzir a quantidade de plástico nos oceanos, a Denovo incentiva outras marcas e indivíduos a fazerem o mesmo. Afinal, se eles podem transformar lixo em luxo, quem mais poderia fazer a mesma coisa?

Reciclagem com Arte: Criatividade e Sustentabilidade em Blumenau

Estruturas no evento de Reciclagem e Arte, locais azul e amarelo

Desde o último dia 30, Blumenau recebe um projeto de conscientização ambiental e reciclagem do Ministério da Cultura. Intitulado como Reciclar com Arte, a exposição retrata o passo a passo do reaproveitamento do plástico.

Além disso, o evento também capacita cooperativas e ONGs locais para a produção de objetos reciclados comercializáveis, de modo a gerar renda e fortalecer a comunidade.

Arte e Comunidade

A exposição acontece até dia 6 de julho, no Parque São Francisco de Assis, que fica localizado na rua Ingo Hering, 390, no Centro de Blumenau. Assim, a participação é gratuita e conta com visitas guiadas.

Ao longo do dia, quatro horários serão disponibilizados para ações em grupos. Para saber mais, é possível acessar o site do evento.

Inclusão e Sustentabilidade

Sendo assim, além de estimular a criatividade e a sustentabilidade, o evento também procura atrair o público mais diverso possível, com inclusão e respeito. Para isso, em cada etapa do evento intérpretes de libras estão presentes, bem como impressão de folders em Braile e consultor de acessibilidades.

Braskem Importa Placas de Plástico Reciclado para Ajudar o Rio Grande do Sul

Homens trabalhadores da indústria do plástico, eles vestem macacão azul e capacetes brancos de proteção

A Braskem, empresa comprometida com a economia circular, tem trabalhado para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul após os desastres climáticos. Recentemente a empresa divulgou que importará da Europa um material feito de plástico reciclado que será usado na reconstrução das ruas e estradas do estado.

Os “road plates”, como são chamados, se destacam pela flexibilidade e ampla aplicação em calçamentos de pedestres e veículos. Além disso, ajudam a nivelar a superfície e evitar derrapagens. A princípio, o material vai para a Defesa Civil de Porto Alegre.

Iniciativas de Apoio e Reconstrução

De acordo com a companhia, a ação deve acontecer durante todo o ano. No entanto, além desta iniciativa, a Braskem apoiou com recursos financeiros, psicológicos e jurídicos os colaboradores.

Assim como, doou matérias-primas para produção de itens de primeira necessidade, e ajudou com objetos de limpeza, higiene, cobertores e material escolar.

O Papel da Braskem na Economia Circular

A Braskem tem mostrado como uma grande empresa pode e deve atuar em prol do meio ambiente e da comunidade. Suas ações não só auxiliam na reconstrução de áreas afetadas, mas também promovem a sustentabilidade de modo integral.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.


Total
0
Shares
Previous Article
Presidente do Sindiavipar participa de encontro para promover novos negócios na China

Presidente do Sindiavipar participa de encontro para promover novos negócios na China

Next Article
NPE 2024: Catalisando Inovações na Indústria de Plásticos

NPE 2024: Catalisando Inovações na Indústria de Plásticos

Related Posts