Moda Sustentável com Plástico Reciclado, Reciclagem com Arte e Braskem Importa Plástico para Ajudar RS
A empresa brasileira Denovo elaborou uma coleção de tênis feitos a partir dos plásticos retirados dos oceanos. Diante da destinação incorreta, a marca viu a possibilidade de unir moda e sustentabilidade.
A ideia, segundo a influenciadora Laura Marise, do Nunca Vi 1 Cientista, estimula pessoas e marcas a se engajarem nas práticas sustentáveis. Isso porque, como destaca Marise, dar um novo destino aos resíduos destinados a locais incorretos faz deles uma inovação.
Sendo assim, a proposta da Denovo está em mostrar que os resíduos plásticos também devem ser incluídos no vestuário. Embora a coleção seja nova, a Denovo já usava plástico reciclado para confeccionar a parte superior dos tênis.
Quando se fala de quantidade, a empresa revela que cada parte de tênis equivale a 4 garrafas PET desviadas de destinos incorretos.
Outras empresas também já criaram calçados usando materiais recicláveis e reciclados, porém em menor escala. A Denovo, por sua vez, conta com a matéria-prima totalmente reciclada, inclusive dos solados.
Moda Sustentável: Um Passo à Frente
Quem diria que um tênis pudesse salvar o planeta? Pois é, a moda sustentável está aí para provar que estilo e consciência ambiental podem, e devem, andar de mãos dadas. A Denovo, por exemplo, viu nos oceanos não só um depósito de lixo, mas uma mina de ouro para a inovação.
A ideia é simples: transformar resíduos plásticos em artigos de moda. Cada tênis da nova coleção representa menos poluição nos mares e mais consciência ambiental a cada passo. São 4 garrafas PET que retomam utilidade e evitam danos ambientais.
O Impacto Positivo no Meio Ambiente
Imagina só quantas toneladas de plástico estão perdidas nos oceanos. Agora, imagine se essas toneladas fossem transformadas em produtos úteis e estilosos. É exatamente o que a Denovo propõe. As ações da empresa exemplificam o potencial da economia circular.
Além de reduzir a quantidade de plástico nos oceanos, a Denovo incentiva outras marcas e indivíduos a fazerem o mesmo. Afinal, se eles podem transformar lixo em luxo, quem mais poderia fazer a mesma coisa?
Reciclagem com Arte: Criatividade e Sustentabilidade em Blumenau
Desde o último dia 30, Blumenau recebe um projeto de conscientização ambiental e reciclagem do Ministério da Cultura. Intitulado como Reciclar com Arte, a exposição retrata o passo a passo do reaproveitamento do plástico.
Além disso, o evento também capacita cooperativas e ONGs locais para a produção de objetos reciclados comercializáveis, de modo a gerar renda e fortalecer a comunidade.
Arte e Comunidade
A exposição acontece até dia 6 de julho, no Parque São Francisco de Assis, que fica localizado na rua Ingo Hering, 390, no Centro de Blumenau. Assim, a participação é gratuita e conta com visitas guiadas.
Ao longo do dia, quatro horários serão disponibilizados para ações em grupos. Para saber mais, é possível acessar o site do evento.
Inclusão e Sustentabilidade
Sendo assim, além de estimular a criatividade e a sustentabilidade, o evento também procura atrair o público mais diverso possível, com inclusão e respeito. Para isso, em cada etapa do evento intérpretes de libras estão presentes, bem como impressão de folders em Braile e consultor de acessibilidades.
Braskem Importa Placas de Plástico Reciclado para Ajudar o Rio Grande do Sul
A Braskem, empresa comprometida com a economia circular, tem trabalhado para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul após os desastres climáticos. Recentemente a empresa divulgou que importará da Europa um material feito de plástico reciclado que será usado na reconstrução das ruas e estradas do estado.
Os “road plates”, como são chamados, se destacam pela flexibilidade e ampla aplicação em calçamentos de pedestres e veículos. Além disso, ajudam a nivelar a superfície e evitar derrapagens. A princípio, o material vai para a Defesa Civil de Porto Alegre.
Iniciativas de Apoio e Reconstrução
De acordo com a companhia, a ação deve acontecer durante todo o ano. No entanto, além desta iniciativa, a Braskem apoiou com recursos financeiros, psicológicos e jurídicos os colaboradores.
Assim como, doou matérias-primas para produção de itens de primeira necessidade, e ajudou com objetos de limpeza, higiene, cobertores e material escolar.
O Papel da Braskem na Economia Circular
A Braskem tem mostrado como uma grande empresa pode e deve atuar em prol do meio ambiente e da comunidade. Suas ações não só auxiliam na reconstrução de áreas afetadas, mas também promovem a sustentabilidade de modo integral.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.